terça-feira, 27 de outubro de 2009




Atividade 2.1: Navegação em hipertexto

Quando iniciei minhas atividades do módula-Unidade II, acessei o site indicado e naveguei nos links azuis foi muito interessante, Naveguei e encontrei a página Editando Hipertexto percebi que o hipertexto dar oportunidades para que possamos editar textos de nossa autoria ,que será acessado por outras pessoas que poderão dar opiniões e comentar. Gostei de navegar, não tive dificuldade para realizar minha pesquisa, as páginas eram parecidas,cada uma deixava claro a sua função com conceitos e seus objetivos, com certeza foi muito enriquecedor, o hipertexto tem muitas informações importantes.






Curso: Tecnologia na Educação: ensinando e Aprendendo com as TIC-100Horas.
Turma: Murici
Tutor: Dorveci Ferreira de Souza
Aluna:Isimeire Alba de Suosa Lobo Machado
Data:16/09/09

Atividade 2.2-A

O QUE É HIPERTEXTO?

Hipertexto é um texto em formato digital, cujo acesso se dá através de links que tem a função de interconectar os diversos conjuntos de informações que são disponibilizados para o uso da sociedade, que o denomina conforme a sua compreensão, que nem sempre garante fidelidade aos objetivos e motivações de seu autor.
Hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é uma espécie de texto multidimensional em que numa pagina trechos de textos que se intercalam com referencias a outras paginas. Que divide um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando sua organização e compreensão.
O hipertexto tem como objetivo impulsionar o aluno à pesquisar e à produção textual.O hipertexto traz como vantagem construção do conhecimento compartilhado.
Naveguei e encontrei a página Editando Hipertexto de inicio fique preocupada e logo feliz por ter conseguido realizar minha atividade, observei que se eu quiser poderei publicar minhas idéias criando um artigo e publicando no Editando Hipertexto. O termo Hipertexto foi criado pelo escritor filosofo Ted Nelson.
Encontrei a pagina wikipedia: Esplanada esta pagina é um espaço de entrada para vários locais que servem para todo o gênero de conversas e perguntas. O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.
Portal comunitário -Esta página mostra o que está a acontecer atualmente na Wikipédia, modos de como pode interagir com outros Wikipedistas, e é um sítio para colocar ou saber notícias sobre tarefas e atividades atuais.
a que fui navegando encontrei algo diferente e interessant



Atividade 2.2-B: O que é hipertexto?


Hipertexto é um texto em formato digital, cujo acesso se dá através de links que tem a função de interconectar os diversos conjuntos de informações que são disponibilizados para o uso da sociedade, que o denomina conforme a sua compreensão, que nem sempre garante fidelidade aos objetivos e motivações de seu autor.
Olhamos e compreendemos de acordo com o lugar onde nossos pés estão fincados, diria Paulo Freire. A nossa parcela de verdade sobre o tema em análise reflete a capacidade de compreensão que temos a seu respeito. Certa ou errada, é a nossa verdade, e cada um tem a sua própria. Construir a unidade em torno de uma crença maior, composta pela junção das muitas verdades, é o desafio da sociedade contemporânea.


ATIVIDADE 2.3- COMPARTILHANDO PRODUÇÕES


Eny, o seu conceito de hipertexto foi claro e objetivo, é uma ferramenta rica para que possamos utilizá-la.


Oi! Dorvalina o hipertexto nos enriquece com tantos recursos para que possamos desenvolver com sucesso em nossa prática pedagógica .


Aparecida Maciel trabalhar com hipertexto envolvendo nossos alunos será um ótimo recurso para o ensino aprendizagem , sua definição O que é hipertexto ? Foi objetiva. Parabéns!




Atividade 2.4 - Vagando pela wikipédia

Acessei o links, achei muito interessante, pois, os alunos terão oportunidades para saber os significados das palavras em todos os idiomas com definições e traduções em português, com certeza poderá ser usado como um valioso recurso didático na prática pedagógica.
Tem o dicionário ilustrado, além de saber o significado das palavras poderão ver as imagem os alunos terão oportunidades de conhecer o significados das palavras e sua classes gramaticais. Achei muito interresante quando pesquisei sobre verbete, encontrei todos os termos que procurei, eles estão bem definidos, verbetes pesquisadas: Carro-de-boi,cidade pequena Alto Paraíso –Goiás e cidade grande São Paulo frutas murici.


Atividade 2.5: Vagando pelo wikcionário

Realmente a primeira pagina é muito parecida com a wikipédia, Quando acessei consta no wikcionário que são 62.800 entrada na versão em português e em mais outros 600 idiomas achei interessante prova que o site é muito freqüentado para pesquisa.
Pesquisei alguns temas comuns e observei que além da definição tem também a classe gramatical das palavras, a imagem. Quando e definição de algum Estado aparece além do conceito o mapa e a bandeira, nome das cidades,com suas bandeiras é muito rico para trabalhar com nossos alunos.Quando visitei alguns verbos como: chover,tem o conceito e exemplo de frases,o verbo ter foi legal surgiu o conceito a conjugação do verbo e a classe gramatical, gostei!
Verbetes Típicos da minha região:
· Taboca= Substantivo ta.bo.ca feminino(Brasil) (Botânica
) espécie de bambu ,estabelecimento de pequeno negócio


Etimologia Do tupi ta'woka (planta oca, cana).
· Buriti doce tradicional do estado de Minas Gerais (Brasil ); é feito com a polpa de coco da palmeira chamada buriti.



UNIDADE-3- Atividade 3.2 “Conhecendo repositórios de material digital”

Naveguei livremente por estas paginas e tive muitas descobertas como: Vídeos relacionados a vários temas e disciplinas que poderão enriquecer as aulas.
O site http://www.dominiopublico.gov.br/ é um site de grandes oportunidades de pesquisas ,temas diversificados .
O site http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ da oportunidade de acessar a vários links do qual tem o Espaço da aula, onde qualquer professor poderá criar aulas individuais e em grupo e colaborar, pesquisar, explorar o conteúdo das aulas é muito interessante o site.
Acessei o site http://rived.mec.gov.br/ ,explorei a ferramenta e pude perceber o quanto ela e importante e rica, para ser utilizada na pratica pedagógica, trabalho a disciplina Ciências na EJA educação de Jovens e adultos. O programa RIVED, enriquece mais nossas aulas. Ao acessar o programa o aluno tem uma visão concreta com imagem vivas do conteúdo administrado.

Youtube- http://www.youtube.com/ = Acessei o site youtube e percebi que é muito interessante, podemos acessar qualquer vídeo para assistir em qualquer área de atuação

O site http://portal.mec.gov.br/tvescola temos acesso ao canal da Educação é para o professor uma ferramenta de formação continuada, exibe vídeos comentários e dicas pedagógicas e para os alunos uma fonte de conhecimento e aprendizagem.
O site http://www.historiadaarte.com.br/ , encontramos tudo sobre artes conceitos, Blog sala dos professores, Arte no vestibular, exposições e Exposições virtual é.
http://www.pesquisaescola.com.br/ é um site de Escola On-line ,onde temos acesso a vários links relacionados a escola de inicio temos oportunidade de pesquisa e orientação para montar uma KAHOUSE – a KIDLINK HOUSE é uma casa , um centro cultural, de portas abertas á população é como se fosse Educação de adultos em relação a informática, a para pessoas economicamente menos favorecidos e muitas outras novidades.
O site http://www.museuhistoriconacional.com.br/ , temos acesso a vários links relacionados a cultura em geral e diversos acervos, reportagens em relação a cultura.

Porta curtas Petrobrás- http://www.portacurtas.com.br/index.asp =Visitei o site e percebi que nos dar oportunidades para criar uma cinemateca ,Maurice Legeard, o mítico fundador do Cinemateca de Santos, Porta-Curtas, o maior portal de difusão, catalogação e exibição de curtas-metragens brasileiros na web.
Curso: Tecnologia na Educação: ensinando e Aprendendo com as TIC
Turma: Murici
Tutor: Dorveci Ferreira de Souza
Aluna: Isimeire Alba de Sousa Lôbo Machado
Data: 22/10/09



Vídeo ou animação do professor

Vídeo –Poetas do repente -Educação de Jones e Adultos -2º Ciclo.Acervo disponível http://www.dominiopublico.gov.br/, ótimo para trabalhar a oralidade e desinibir os alunos .
Vídeo – Mudanças Climáticas Naturais - Objetivo: Sensibilizar professores e alunos sobre ao impactos da aquecimento global nas atividades humanas e ecossistema e que medidas são necessárias para diminuir esses efeitos. Site http://portaldoprofessor.mec.gov/ .
Áudio –Dia do médico- Fazer homenagem ao medico e informar as mães sobre o direito da criança de receber acompanhamento médico. Acervo: http://www.dominiopublico.mec.gob.br/



Curso: Tecnologia na Educação: ensinando e Aprendendo com as TIC
Turma: Murici
Tutor: Dorveci Ferreira de Souza
Aluna: Isimeire Alba de Sousa Lôbo Machado
Data: 22/10/09


Compartilhando descobertas

Acessei o site http://portal.mec.gov.br/tvescola/ ,escolhe o vídeo Salto para o futuro Volume-II tema (Satélites e o meio ambiente), planejei minha aula de acordo com a disciplina de ciências tema:(Ondas ) administrado para o 9º ano da EJA após assistir o vídeo os alunos fizeram um comentário sobre o tema abordado. E iniciamos um debate.
O site http://www.youtube.com/watch?=LFPkfM453o – Vídeo – 6º Semana de Poesia e Literatura da TV Escola, onde poderá ser trabalhado a escrita e leitura em Língua Portuguesa.E o vídeo –Tartaruga - TV Escola no Endereço Eletrônico : http://www.youtube.com/watch?V=Qomtkov6UU

Nenhum comentário:

Postar um comentário